CONFERENCISTAS

Barry Bergdoll

Barry Bergdoll é curador-chefe do departamento Philip Johnson de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e professor de história da arquitetura moderna na Universidade de Columbia. Ele tem um B.A. da Universidade de Columbia, um mestrado pela King's College, Cambridge, e um Ph.D. de Columbia. Seus principais interesses contemplam a história da arquitetura moderna, com uma ênfase particular na França e na Alemanha desde 1800.
Bergdoll organizou, com curador e consultor, muitas exposições, marcos da arquitetura dos séculos IX e XX, incluindo "Home Delivery:
Fabricating the Modern Dwelling" no MoMA (2008), "Lost Vanguard: Soviet Modernist Architecture, 1922-1932" no MoMA (2007), "Mies em Berlim" no MoMA (2001), com Terence Riley, "Breuer em Minnesota" no Minneapolis Institute of Arts (2002), "Les Vaudoyer: Une Dynastie d'Architectes" no Musée D 'Orsay, Paris (1991), e "Ste. Geneviève / Pantheon, Symbol of Revolutions", no Centro Canadense de Arquitetura, em Montréal (1989).

David Leatherbarrow

David Leatherbarrow é professor de Arquitetura e Diretor do Programa de Doutorado em Arquitetura da University of Pennsylvania, onde ensina projeto, história e teoria arquitetônica desde 1984, e onde foi chefe de departamento entre 1992 e 1998. Antes de entrar em Penn, lecionou na Inglaterra, na Cambridge University e na Polytechnic of Central London. Foi também professor visitante em várias universidades nos EUA e no exterior. David Leatherbarrow estudou Arquitetura na University of Kentucky, onde recebeu o grau de Bacharel em Arquitetura, e completou sua pesquisa para o seu Ph.D. em Arte na University of Essex. Publicou diversos livros, mais recentemente Topographical Stories: studies in landscape and architecture e Surface Architecture, escrito em colaboração com Mohsen Mostafavi, com o qual ganhou o Prêmio Bruno Zevi 2002 do International Congress of Architecture Critics. Alguns livros mais antigos podem ser citados: Uncommon Ground: architecture, technology and topographyThe Roots of Architectural Invention: site, enclosure and materials, e On Weathering: the life of buildings in time, também com Mostafavi, vencedor em 1995 do International Book Award em Teoria da Arquitetura do American Institute of Architects. No presente momento, está trabalhando em um livro dedicado às relações entre Arquitetura e Cidade, defendendo a primazia da topografia em ambas. Além desses livros, publicou mais de 60 artigos em periódicos de Arquitetura, incluindo AA FilesArchitectural DesignCenterDaidalosJournal of Garden HistoryJournal of the Society of Architectural HistoriansRassegnaVia, e outros. Seus prêmios incluem um Visiting Scholars Fellowship do Centre Canadien d’Architecture, o Cass Gilbert Distinguished Professorship da University of Minnesota, e um Fulbright Hays Scholarship para estudo na Grã-Bretanha. No passado, sua pesquisa focou-se em diferentes tópicos sobre história e teoria da Arquitetura, Paisagismo e Urbanismo; mais recentemente, seu trabalho passou a concentrar-se no impacto da tecnologia contemporânea sobre a Arquitetura.


Fernando Diez

Nascido em Buenos Aires em 1953, graduou-se em arquitetura em 1979 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Belgrano (Buenos Aires, Argentina) . Possui PhD em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PROPAR , Brasil (2005). Como arquiteto, projetou e construiu várias obras em diferentes partes do país , atuando em 2001, no plano diretor do primeiro edifício do Campus Escolar Northlands em Nordelta (Tigre , província de Buenos Aires )
Desde 1979, tem trabalhado em pesquisas e ensinando nas universidades de Belgrano e Buenos Aires e atualmente é professor de Urbanismo e Teoria da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Palermo ( Argentina ), onde também é diretor Departamento de História e Teoria . Lecionou em várias universidades no país e no exterior.

É editor-chefe da revista Summa +, desde 1994, e Barzón, desde 2006. Seu trabalho como jornalista e ensaísta sobre questões de desenvolvimento urbano e meio ambiente tem sido divulgado em várias publicações do país e no exterior , bem como na coluna do jornal La Nación de Buenos Aires. Ele é o autor , dentre outros livros , de " Buenos Aires e algumas constantes na mudança urbana" ( Editorial de Belgrano , 1996) e "Crise de autenticidade " ( Summa + , 2008).
Em 2008 ele foi editor do livro " Amancio Williams " ( Summa + Books) , co- autor do livro "
Un lugar bajo el sol" (Centro Cultural da Espanha em Buenos Aires ) e "Transformações Urbanas " ( Rubi Press, Berlin) e ensinou cursos de hóspedes doutorado ETSAB , UPC, em Barcelona. Foi membro do Júri na premiação sobre Construção Sustentável da Holcim Awards na América Latina, México 2008, e curador argentino na Bienal Arquitetura da América Latina, Lisboa, 2008.


Francis Strauven

Professor emérito da Universidade de Ghent e membro fundador do Arquivo d'Architecture Moderne, em Bruxelas.
Membro da Royal Academy Flamengo belga de Arte e Ciência.
Além do ensino, em disciplinas de história da arquitetura do Renascimento até o século XX, Strauven pesquisa sobre o desenvolvimento do Movimento Moderno, especialmente na Bélgica e na Holanda. Publicou artigos e monografias sobre art nouveau, o funcionalismo, CIAM, Team 10 e tópicos relacionados.


Horacio Torrent

Nasceu na Argentina e se estabeleceu no Chile, em 1994. Graduado em Arquitetura na Universidade Nacional de Rosário - Argentina, em 1985. Ele é Mestre em Arquitetura pela Universidade Católica em Santiago e Ph.D. pela Universidade Nacional de Rosario. Ele também estudou Conservação e Restauração pelo programa da UNESCO e do Conselho Argentino de Monumentos e Sítios em 1985, e Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), em Buenos Aires, em 1987-1989. Ele foi contemplado com bolsa Ariah Fellowship em 1997, quando desenvolveu pesquisas sobre a arquitetura moderna no Centro Canadense de Arquitetura, no Instituto Getty de Artes e Humanidades, e na National Gallery of Arts em Washington. Lecionou em várias universidades na Argentina, Chile, Brasil e Venezuela. Atuou como Consultor PNUD-UNESCO sobre restauração de monumentos. Já publicou vários ensaios e obras de arquitetura, paisagismo e urbanismo do século XX. Entre 1996 e 2001 foi coordenador do primeiro Centro de Informação e Documentação Especializado em Arquitetura Moderna no Chile. Atualmente é professor de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e coordenador do Mestrado no Programa de Arquitectura da Universidade Católica em Santiago. 


Réjean Legault

Réjean Legault é professor associado da Escola de Design da Université du Québec à Montréal. Ele é o diretor do Programa de Mestrado em Design Ambiental e também ministra cursos de pós-graduação sobre o estudo e preservação da arquitetura moderna. Ele é formado em Arquitetura e Planejamento pela Université de Montréal e doutor em Arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Entre suas publicações, é o editor, juntamente com Sarah Williams Goldhagen, de Anxious Modernisms: Experimentation in Postwar Architectural Culture (Cambridge, The MIT Press, 2000). Seus projetos de pesquisa em andamento e publicações concentram-se na historiografia da arquitetura moderna, no estudo semântico do concreto aparente e na cultura arquitetônica Pós-Guerra. Sua pesquisa sobre o brutalismo na arquitetura moderna inclui um ensaio sobre "a ideia de brutalismo na arquitetura canadense" (2011) e a organização de conferências na Society of Architectural Historians and the European Architectural History Network.


Stanislaus von Moos

Stanislaus von Moos é professor de história da arte na Universidade de Zurique. Ele foi o fundador e primeiro editor de Archithese, revista que conseguiu tornar-se um dos mais importantes fóruns de discussão de arquitetura. Seus estudos incluem o trabalho de Le Corbusier e Venturi e Scott Brown.